skip to Main Content
(44) 3246-5843 contato@teologiamaringa.ong.br
Laudato Si: 5 Anos Como Um Novo Passo Para A Doutrina Social Da Igreja.

Laudato si: 5 anos como um novo passo para a Doutrina Social da Igreja.

Há 5 anos o Papa Francisco apresentava ao mundo a encíclica Laudato si e, no singular momento no qual vivemos, ela se faz ainda mais atual. A relação entre o Criador e as criaturas, o tudo estar em conexão e a inexistência da separação do ambiental e social, entre outras necessidades emergenciais do mundo, nos colocam à refletir.

No parágrafo 13 da mesma, observamos o apelo:

“O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados setores da atividade humana, estão a trabalhar para garantir a protecção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos.”

Neste momento de pandemia, surge um novo convite de cuidado da vida, defrontar com direção e objetividade as dores e os males que assolam a condição da vida terrena, não mantendo uma confiança cega para com os desafios atuais, mas, auxiliados pelo Amor, também estender a mão ao outro mediante a sua fragilidade.

Conforme editorial apresentado no portal Vatican News, a “Laudato si é uma guia para que possamos reconsiderar as sociedades, onde a vida humana, sobretudo a dos mais indefesos, seja defendida; onde todos tenham acesso aos tratamentos; onde as pessoas jamais sejam descartadas e a natureza não seja saqueada indiscriminadamente, mas cultivada e preservada pelas gerações futuras.”

Peçamos ao Deus de Amor e Bondade sempre a graça de sermos fortes e corajosos, com um olhar de justiça para com a vida e as necessidades dos que nos cercam.


APOIO:

  • Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-05/laudato-si-editorial-andrea-tornielli.html
  • Download da Encíclica (Portal Oficial do Vaticano): http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html
Este Post Possui 0 Comentários

Deixe uma resposta

Back To Top